O livro é mesmo assim: são várias aventuras que acontecem à personagem - umas ocupam vários capítulos. Não é um livro do tipo policial que despachamos num dia :)
Uma das coisas que mais me agradou foi não ter achado chato xD
Para um livro daquela época pensei que a escrita fosse rebuscada e seca, mas achei a narrativa com uma estrutura muito semelhante aos romances de hoje. Tem temas que tocam o nosso presente (não sei se já chegaste à parte dos moinhos ou à parte em que aparece a Marcela - são fantásticas), é lento sim em algumas partes, mas tb tem outras em que acontece tudo ao mesmo tempo. A segunda parte não é tão divertida...D. Quixote deve ser das personagens literárias que mais sintetizam aquilo que significa ser humano :)
Eu li sobre este clássico antes de começar a leitura, conheço os motivos da sua importância na literatura e em como influenciou vários escritores. No entanto, a forma como Cervantes conta a história faz-me ler de uma forma bastante lenta. E fico sem vontade de voltar ao livro quando faço uma pausa.
Já cheguei a esses dois episódios, achei um pouco divertido, mas não adorei. Sobretudo o episódio dos moinhos. Cheguei a soltar uma gargalhada, mas continuo a achar a leitura mais difícil do que qualquer outro clássico. Será da minha edição?
Não é a da D.Quixote? Também tenho essa e achei muito boa, mesmo a nível de tradução. Não achei o clássico mais difícil, se considerar autores tipo Lobo Antunes, Nabokov, a Woolf que escreve sem fio narrativo, o Vargas Llosa que escreve diálogos dentro de diálogos (juro que é verdade) - houve clássicos que quase me fizeram desfalecer, está acontecer com a minha leitura actual...Preferia ter de ler o D.quixote de novo. Mas claro que é diferente para cada leitor :)
Acho que ainda não me consegui explicar. Não é a dificuldade em relação ao enredo. Não é como o Lobo Antunes. Os outros que citaste não acho difícil. É mesmo as palavras usadas. Sim, é essa a edição. Se calhar eu não gosto mesmo da escrita do Cervantes. Não sei. Ainda é cedo para tirar conclusões. Se calhar, não consegui entrar na história, e vou precisar de uma segunda tentativa. Não sei. Estou a estranhar imenso.
A escrita é um pouco floreada e de vez em quando é preciso ir ao dicionário...A woolf talvez não quando entras no espírito, mas os outros são puxados - O livro mais difícil que li até agora era do Nabokov. E eu amo--os também por isso xD